Postagens populares

terça-feira, 1 de março de 2011

ÍDOLOS DO MAIS QUERIDO


Ídolos

  • Barbosa - goleiro da seleção brasileira vice-campeão de 1950, foi o maior goleiro de sua época, e um dos melhores em toda história do futebol brasileiro, condenado por um crime que não cometeu, o de perder a Copa do Mundo de 1950. Mas, sendo um homem de muita personalidade, Barbosa não se deixou abalar pela amarga lembrança de cinquenta, e jogou futebol por mais doze anos, sempre com muita elegância e segurança. Jogou no Ypiranga (São Paulo), Vasco da Gama, Santa Cruz, Bonsucesso e Campo Grande (Rio de Janeiro).
  • Givanildo - hoje técnico de futebol, integrou a seleção brasileira vencedora da Taça Bicentenário (Estados Unidos). Volante rápido, com grande movimentação em campo, foi um dos lendários heróis corinthianos do campeonato paulista de 1977. Jogou, também, no Fluminense (campeão carioca em 1980).
  • Levir Culpi - atualmente treinador de futebol, foi um vigoroso zagueiro do clube na década de 1970.
  • Luciano Veloso - meia-armador, também defendeu as cores dos clubes rivais (Sport e Náutico), além do Corinthians, com participação na histórica quebra de jejum de títulos paulistas na década de 1970.
  • Luiz Damasceno - Tri-campeão pernambucano nos anos de 1931/1932/1933, que junto com Tará fazia uma dupla fantástica comandando o time na década de 1930.
  • Luizinho Vieira - meia-armador, de chute potente. Passou pelo Arruda em 2001 e se destacou por muitos gols de longa distância, um deles, inesquecível, de cobertura contra o Flamengo, debaixo de verdadeiro temporal, no Arruda. Também defendeu outros clubes, como o Atlético Paranaense.
  • Marlon - Ponteiro direito veloz e habilidoso, heroi dos títulos estaduais de 1986 e 1987. Foi vendido para o Sporting de Lisboa, onde foi ídolo durante uma década. No final da careira retornou ao Santa mas não reeditou as jornadas vitoriosas de outrora.
  • Nunes - descoberto no Confiança, de Sergipe, foi um dos maiores artilheiros do clube, havendo integrado a seleção brasileira (cortado por estar machucado às vésperas da Copa da Argentina -1978). Transferiu-se para o Fluminense (assim como Luiz Fumanchu, com quem formava o ataque goleador do Santa) e depois iria para o Flamengo, vindo a ser campeão mundial de clubes em1981. Era conhecido como o artilheiro das decisões.
  • Ramón - quinto jogador de um clube do Nordeste a se tornar artilheiro de um campeonato nacional (Campeonato Brasileiro de 1973). Fez uma memorável dupla de ataque com Roberto Dinamite no Vasco da Gama.
  • Ricardo Rocha - tetra-campeão mundial, nos Estados Unidos (1994). Começou no Santo Amaro, em 1982, e, no ano seguinte, já estava no Santa Cruz, jogando como lateral direito, onde foi campeão pernambucano. Em 1984, seguiu para o Guarani, havendo jogado, ainda, pelo Real MadridSportingNewell´s Old BoysSão PauloSantosVasco da GamaFluminense e Flamengo. Campeão brasileiro pelo São Paulo em 1991. Pela Seleção Brasileira, integrou a seleção pré-olímpica que conquistou o Panamericano de 1987 e disputou as Copas de 1990 e 1994, defendendo a seleção principal em 43 jogos.
  • Rivaldo - atacante pentacampeão mundial na Copa do Mundo de 2002, disputada na Coréia e no Japão Considerado o Terceiro Melhor Camisa 10 do Brasil. Após Pelé, apenas Zico o supera. Foi eleito pela FIFA o melhor do mundo em 1999.
  • Sherlock - Um dos ídolos do time na década de 1930, posteriormente árbitro de futebol
  • Tará - Um dos maiores ídolos da história do clube. Habilidoso e dono de um chute forte, ele foi o grande comandante do time na década de 1930, ajudando o clube a levantar 4 campeonatos no período.
  • Zequinha - Bicampeão mundial pela seleção brasileira, no Chile (1962). Começou a jogar como volante, em 1954, no Auto Esporte/PB, chegando ao Santa Cruz em 1955, ganhando o título estadual de 1957. Depois, seguiu para o Palmeiras, defendendo a Seleção Brasileira em 17 jogos, com 14 vitórias e 2 gols. Encerrou sua carreira em 1970 no Náutico.
  • Zé do Carmo - Campeão brasileiro pelo Vasco em 1989 e várias vezes campeão pernambucano, dentre os quais se destaca o super-campeonato em 1983, o bi em 1986/1987 e os campeonatos de 1993 e 1995. Teve também algumas passagens pela seleção brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário